Secretaria das Cidades

Procure o que você precisa:
Sexta, 31 de Outubro de 2014
Reprovação no teste prático do Detran chega a 65%
25/01/2012 15h19

Passar no teste de direção tem sido um desafio para muitos candidatos que querem obter a Carteira Nacional de Habilitação - CNH. O índice de reprovação chegou a 65% em Goiás, considerado um nível preocupante pelo Detran. Do total de mais de 1,183 milhão de candidatos que se submeteram ao teste, apenas 412 mil foram aprovados, o que equivalente a 34,9%. A situação foi mais crítica em Goiânia, onde foi registrado o índice de 76,1% de reprovação. (Confira o resultado na tabela com a relação dos CFC´s e índices)

Para tentar reverter o alto índice de reprovação, o Detran está tomando medidas que visam qualificar os CFC’s e impor mais rigor na fiscalização. Desde o ano passado, novas unidades foram credenciadas para oferecer cursos a instrutores. Também será adotado o sistema biométrico para as aulas teóricas e práticas, a fim de evitar fraudes como, por exemplo, o não cumprimento da carga horária determinada pela legislação. Para dar mais garantia aos alunos e objetividade às provas de direção, também serão instalados coletores de digitais e câmeras no interior dos veículos.

Nem mesmo o novo teste, direito do candidato reprovado na prova prática, garante êxito. No ano passado, 244.674 mil  foram reprovados na segunda tentativa. "Os números revelam o rigor na aplicação dos testes e a necessidade de dedicação e compromisso dos candidatos a motoristas. O Detran, que busca a melhoria na segurança de trânsito, não pode liberar a habilitação para um aluno que não tenha condições mínimas de dirigir", afirma o presidente Edivaldo Cardoso.

Só no ano passado, 20 empresas entre autoescolas e despachantes foram descredenciadas. Edivaldo Cardoso afirma que o Detran está atento à qualidade dos serviços prestados e cumprirá a resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito. A norma estabelece 60% como porcentual mínimo de aprovação das CFC’s. Aqueles que não atingem o patamar mínimo de aprovação, não têm a concessão renovada.

Rua 82, nº 400, Centro - Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 1º andar oeste - Goiânia - GO - CEP.: 74.015-908

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento